segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dicas - Como não se cansar de ler um livro

Postado Por Bruno Maia Postado As 14:56 Com Sem Comentários

1. Escolher um livro
Parece bobagem, mas saber escolher um livro é fundamental para uma boa leitura. Muitos acabam escolhendo os livros pela capa, pela fama ou por uma simples indicação, deixando de lado o que mais importa: o que você tem vontade de ler.
Para criarmos um hábito de leitura, devemos começar, SEMPRE, por algo que nos dê prazer em ler. Por exemplo, se você gosta de romances, não procure uma fantasia, pois é bem capaz que você a deixará de lado nas primeiras páginas.Por mais bobo que isso possa parecer, escolher um livro que se adapte as nossas vontades pode despertar o prazer pela leitura. Portanto, se você gosta de romances, vá de romances e não se preocupe com a opinião alheia. Seja firme e decidido, na hora da escolha. Fuja daquela velha história de que tal livro é bom por ter sido escrito por fulano ou sicrano. Livro bom é aquele que, ao final, te dará uma sensação de felicidade e satisfação.
Siga os teus instintos e escolha o livro certo.

2. O Local
Ter um bom livro nas mãos já é meio caminho andado para uma boa leitura. Porém, de nada adiantará ter o livro e a vontade de devorá-lo se você não estiver em um local favorável para a leitura.
Normalmente, pela falta de tempo, muitas pessoas acham que a melhor opção para uma leitura é a cama, a nossa boa e velha amiga. Mas, enganam-se. Sem dúvida que é um lugar aconchegante, distante de tudo e de todos, porém, sua função principal é servir para o nosso descanso diário; portanto, esqueça a cama, ela não será o melhor local para uma boa leitura.
Uma boa leitura se faz com um ambiente calmo, iluminado e arejado. Nunca, em hipótese alguma, comece a leitura em um ambiente barulhento, pois, além de lhe tirar a atenção, as chances de que você fique irritado com a fonte do barulho são altas, e esta não será a melhor forma de começar a leitura. Portanto, escolha locais mais apropriados, tais como: a sala de sua casa, o jardim do prédio, um parque… Qualquer lugar calmo e tranquilo já é suficiente para iniciar uma leitura. Lembre-se: o interesse pelo livro começa nas primeiras páginas. Se a história não te cativar nos primeiros capítulos, certamente você não terá uma boa experiência.
A escolha do local correto, portanto, favorece a leitura e permite que sua imaginação flua junto com a narrativa. Por exemplo, já imaginou como seria interessante ler Mobi Dick em uma viagem de barco? Acredito que só de pensar nessa possibilidade você já ficou com vontade, não é? Então, nada de procurar um lugar qualquer. Escolha o local mais apropriado para o tipo de leitura, seguindo os conselho dados sobre o ambiente.

3. A Postura
Como eu havia dito, ler um livro deitado não é a melhor postura para uma boa leitura. Então, qual seria a melhor postura? Se você respondeu: sentado. Parabéns, você acertou.
Por mais que pareça estranho, ler um livro sentado continua sendo a melhor posição para atingir um melhor aproveitamento. Alguns dirão que, mesmo deitados, conseguem aproveitar a leitura. Realmente, existe pessoas que já adquiriram esse hábito, porém, se você ainda não chegou nesse nível, não abuse da sorte, escolha a postura convencional: cadeira e mesa.
Sentado, sua estrutura corpórea estará relaxada, evitando tensões na musculatura dos ombros, coluna e pescoço, regiões que são importantíssimas para se ter uma leitura de boa qualidade. Portanto, procure uma mesa adequada, onde seus braços possam formar um ângulo de 90 graus quando apoiados a ela. Utilize uma cadeira firme e sem muita inclinação para que você possa apoiar sua coluna totalmente. Ah, e se puder deixar o livro com uma inclinação de 40 graus em relação à mesa, seu conjunto estará perfeito.

4. Amaciando o Livro
Se já estiver com o livro nas mãos, num bom ambiente e na postura adequada para uma boa leitura, agora só falta preparar o livro (essa dica não será bem acolhida pelos apaixonados por livros).
Por mais paixão que tenhamos pelos livros, não podemos tratá-los como jóias, tentando evitar as marcas de utilização – um livro tem que demonstrar que foi lido. O livro precisa ser amaciado, surrado e, por assim dizer, aberto; caso contrário, o virar de páginas será um transtorno sem igual.
Portanto, vejamos uma forma interessante para se amaciar o livro:
Apoie o livro sobre a mesa – sem o suporte para inclinação;
Vire a capa e mais 5 páginas e passe o dedo no meio do livro até formar um vinco;
Puxe mais umas 15 páginas e faça o mesmo;
Repita esse procedimento até chegar na última página;
Feche o livro e abra-o aleatoriamente, forçando sua estrutura até que ele esteja fácil de abrir (tome cuidado para não quebrar a lombada).

5. Pausa Durante a Leitura
Não queira ler um livro inteiro sem algumas pausas – veja o que falamos sobre a competição na leitura. As pausas são tão importantes quanto a postura, pois, mesmo estando em uma posição favorável, após algumas horas sua circulação sanguínea estará debilitada. Portanto, após uma hora ou duas de leitura (dependendo do quão animado você estiver), faça uma pausa de 10 a 20 minutos para descansar, porém, não mais do que isso. Pois, caso contrário, é bem capaz que sua atenção seja retirada da narrativa por outros fatores externos.
Portanto, quando for fazer uma pausa, siga essas instruções:
Gire a cabeça 360 graus, sem forçar (faça esses movimentos tanto para esquerda quanto para a direita);
Faça movimentos circulares com os ombros;
Levante-se e caminhe um pouco (suas pernas necessitam de um relaxamento).
Essas pausas em conjunto com os exercícios melhorarão a sua circulação, dando-lhe mais “energia” para continuar a leitura, portanto, não deixe de utilizá-las.

6. Escreva uma Resenha
Depois de ter escolhido o livro, o local, ter se posicionado corretamente, ter amaciado o livro, ter feito as pausas necessárias e terminado a leitura, nada melhor do que fazer uma resenha e compartilhar sua experiência com seus amigos. Lembre-se, não basta dizer que o livro é bom, é preciso indicar os pontos fortes, cativando o leitor à história. Além do mais, uma boa resenha permite a fixação da história, e serve, também, para avaliar o quanto foi absorvido do livro. Ademais, uma resenha bem feita pode ajudar outras pessoas a fazerem uma boa escolha de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. L.E.M.A - All Rights Reserved